JMalucelli Construtora

Notícias

01/06/2012

Obras do viaduto estaiado COMEÇAM NA SEGUNDA

Será instalado também o canteiro de obras para a trincheira da Rua Guabirotuba.

Na próxima segunda-feira serão instalados os canteiros de obras do Viaduto Estaiado, na Avenida das Torres com a Francisco H. dos Santos, e da trincheira da rua Guabirotuba, no Jardim Botânico.

Com a ordem de serviço assinada pelo prefeito Luciano Ducci, ontem, topógrafos começaram as medições e marcações nos locais das obras de infraestrutura viária que fazem parte do Corredor Aeroporto/Rodoferroviária e integram o PAC da Copa, com ligação direta entre Curitiba e São José dos Pinhais. Começamos hoje (ontem) uma das maiores obras do PAC da Copa em Curitiba. Fico muito feliz que empresas paranaenses tenham vencido essa licitação para uma obra que será um marco na Avenida das Torres, via de ligação metropolitana e o principal acesso ao Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais , disse o prefeito Luciano Ducci. Nesta etapa serão investidos quase R$ 95 milhões na construção do Viaduto Estaiado, da trincheira Guabirotuba e da requalificação de toda a extensão da Avenida das Torres com novo pavimento, novas calçadas, ciclovias e iluminação.

As obras serão tocadas pelo consócio de empresas paranaenses J.Malucelli/C.R Almeida. Tanto o viaduto como a trincheira ficarão em cruzamentos estratégicos, melhorando significativamente o fluxo de veículos e também das linhas de ônibus do transporte coletivo que passam por ali. É uma obra que antecede a solução de problemas futuros , reforçou o prefeito. Viaduto Um viaduto e duas trincheiras facilitarão as transposições em pontos estratégicos da avenida. O viaduto suspenso por 21 cabos de aço passará por cima da avenida no cruzamento com a rua Francisco H. dos Santos. Os cabos, 10 de um lado e 11 no sentido contrário, serão ancorados num pilar de 69 metros de altura. O tabuleiro do viaduto terá 25 metros de largura com quatro faixas de circulação, duas em cada sentido da via. Além das pistas, o viaduto terá ciclovia nas duas laterais para o trânsito seguro de ciclistas e pedestres. O novo viaduto vai melhorar a ligação viária entre os bairros Boqueirão, Hauer, Xaxim, Uberaba e Jardim das Américas, Cajuru e BR-277, beneficiando cerca de 300 mil moradores dos seis bairros, além de parte da Grande Curitiba que trafega pela região.

Outra vantagem do Viaduto Estaiado é o método construtivo que garante a reserva de espaço do canteiro central da avenida. Como não teremos muitos pilares, o canteiro fica livre para abrigar futuramente outros projetos de mobilidade, principalmente para uso do transporte público como uma canaleta exclusiva ou mesmo um metrô de superfície , diz o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Cléver Almeida. Já a nova trincheira permitirá que a rua Guabirotuba passe por baixo da avenida das Torres completando a ligação em ambos os sentidos entre os bairros Jardim Botânico, Prado Velho e Rebouças. A trincheira terá cinco metros de altura e 9 metros de pista, calçada para pesdestre com 2 metros de largura. Serão duas faixas de veículo sentido Jardim Botânico. A Rua Guabirotuba chegará com três faixas até a trincheira, mas uma delas deriva para o acesso à avenida das Torres, sentido aeroporto.

JORNAL DO ESTADO (PR) • CIDADES • 31/5/2012

Obras do viaduto estaiado COMEÇAM NA SEGUNDA

Destaques

Destaque 1 Destaque 2
  • Rodovia do Café, 315 – km 0,5
  • Mossunguê – Curitiba – PR – Brasil - CEP: 82305-100
  • Fone/Fax: (41) 3351-5577
  • Contato: Clique aqui

JMalucelli Construtora

Desenvolvido por Bruc Internet